Comunicado importante

A Sobrag informa que os cursos de Grafologia, de 16 horas, apenas possuem teor informativo sobre a técnica; não capacitam o aluno à prática da Grafologia.

A Sobrag esclarece que não tem como objetivo a finalidade de dar reconhecimento para Grafólogos.

NOVOS MEMBROS EFETIVOS

Para o ingresso na Sobrag como Membro Efetivo deve-se seguir os procedimentos abaixo, definidos em reunião oficial, em 07.11.2008 e os devidos ajustes decididos em reunião, em 28.10.2009.

* Critérios conforme Estatuto:

- Curso superior completo

- Curso de Grafologia completo reconhecido pela Sobrag

- Supervisão com Grafólogos da Sobrag por 02 anos ****

**** O período de 02 (dois) anos estabelecido para supervisão é equivalente a uma carga horária mínima de 80 horas, distribuídas conforme o programa de supervisão do Grafólogo.

Observação: A Sociedade orienta seus membros a conscientizar-se de que a Supervisão deve ser um processo contínuo para aprimoramento e evolução.

* Procedimentos:

I – Os interessados deverão solicitar a ficha de inscrição e a lista de documentos à secretaria da Sobrag por escrito, por e-mail: sobrag@sobrag.com.br abrindo um prontuário individual de adesão.

II – A taxa de inscrição para análise e condução do processo de documentação é fixada em 20' (vinte por cento) do valor da anuidade (em 2009 de R$ 190,80) ou seja, R$ 38,16.

III – A inscrição, comprovante de depósito de taxa mais os documentos, deverá ser encaminhada até o último dia útil do mês de adesão, por correio e via sedex, aos cuidados da diretoria da Sobrag que será responsável pela análise de cada processo ao longo do mês subseqüente a inscrição.

Diretoria:

Dra. Maria Irene Lena Pereira dos Santos

Kilda Terezinha de Albuquerque Cezar

Nanci Augusta Fernandes

Maria Angela Neves Baptista Leal

Dra. Christiane Baptista Rabelo

*** Caso falte algum documento, será encaminhada uma carta de posicionamento e solicitação, mas o processo somente será analisado no próximo mês de adesão. Neste caso, não será necessário pagar nova taxa de inscrição.

*** No processo indeferido, não haverá devolução de taxa de inscrição.

IV – Ao requerente admitido como associado será solicitado depósito para a confecção do diploma, carteirinha e da anuidade descontando desta (anuidade) os 20' (vinte por cento) da taxa de inscrição.

V – Ao Novo Associado será encaminhado o Diploma, a Carteirinha e o Código de Ética do Grafólogo, da Sobrag.

VI – Cada requerente deverá realizar a carta manuscrita de solicitação de diploma e de autorização para análise da personalidade, de forma assistida, seja na própria sede da Sobrag, em São Paulo, seja por um membro efetivo designado nas demais cidades do estado Brasileiro.

VII – MEMBROS ESTRANGEIROS:

Os procedimentos para adesão de membros estrangeiros serão os mesmos estabelecidos para o Brasil, acrescido de uma carta de referência da Associação / Sociedade a qual estiver afiliado em seu país.

* Caso o membro estrangeiro venha a fixar residência no Brasil, deverá se submeter às normas e ao Código de Ética vigente da Sobrag para a prática do Grafólogo no país.

Observação: A presidência da Sobrag tem o poder de vetar o processo de adesão – a qualquer tempo e motivo – bem como de solicitar que o requerente seja submetido à prova escrita ou oral.